Uma misericordiosa semana

Em pleno Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, a Paróquia Santa Teresinha celebrou a Semana Santa, com inúmeros momentos de forte espiritualidade e plena participação por parte de toda a comunidade paroquial.

Iniciada pela procissão de Ramos, seguida pela missa solene celebrada no Teatro Dom Bosco, o primeiro domingo da Semana Santa reuniu toda a comunidade na porta da igreja, de onde caminharam até o referido teatro, relembrando a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

Em seguida, durante a segunda, terça e quarta-feira da semana, a comunidade celebrou o Terço, a Via Sacra e o Terço da Misericórdia, respectivamente, todos de forma meditada.

Chegada a quinta-feira, iniciou-se então o chamado Tríduo Pascal, com a celebração da Ceia do Senhor, quando foi instituída a Eucaristia e relembra-se nessa celebração o momento em que Jesus, demonstrando vir a serviço, põe-se a lavar os pés dos discípulos.

Após a celebração, o Santíssimo Sacramento foi então trasladado para a capela montada no salão paroquial, iniciando-se então a Vigília Eucarística.

Chegada a Sexta-Feira Santa, dia da morte do Senhor, as funções começam logo pela manhã, com a tradição iniciada pelo querido Pe. Chico, da Via-Sacra pelas ruas do bairro, este ano conduzida pelo Dc. Geovane de Souza, acompanhado pelo seminarista Jonathan Loureiro, ambos salesianos.

À tarde, no horário das 15h00, quando se celebra a Paixão de Jesus Cristo, a comunidade se reuniu mais uma vez para a Adoração à Santa Cruz, num clima de muita piedade e contrição pela morte de seu Senhor.

Mais tarde, no início da noite, prejudicada pela chuva, que impediu sua saída na praça paroquial, a comunidade se reuniu para a procissão do Senhor Morto, sendo que foi substituída pela celebração dentro da igreja onde fiéis se revezaram para manter os andores de Jesus Cristo morto e Nossa Senhora das Dores em seus ombros no presbitério.

Chegado então o Sábado Santo, cheia de esperança e alegria, uma igreja repleta de fiéis aclamou a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, que venceu a morte para nos proporcionar uma vida plena por toda a eternidade.