Tríduo e Festa de Dom Bosco atraem a juventude.

Aproximando-se a festa de São João Bosco, desde o dia 28 de janeiro a Paróquia Santa Teresinha vinha se preparando com um tríduo em honra do santo fundador da Família Salesiana.

No primeiro dia desse tríduo, a presidência da celebração trouxe de volta ao convívio dos paroquianos, Pe. Aramis F. Biaggi, ex-diretor da comunidade salesiana de Santa Teresinha, agora vigário paroquial da Paróquia São João Bosco, no Alto da Lapa, e residente na comunidade salesiana São Tomás de Aquino, coincidentemente o santo que se celebra em 28 de janeiro.

Essa presença trouxe para os paroquianos a oportunidade de matar as saudades que já se manifestava de seu carisma salesiano, extrovertido e simpático.

Também se fizeram presentes diversos membros dos ramos da Família Salesiana que exercitam sua pertença no âmbito paroquial de Santa Teresinha e a homilia, então ficou a cargo de Ir. Cecília Fauza, Delegada Inspetorial das Filhas de Maria Auxiliadora para a Família Salesiana, residente agora na comunidade das salesianas do Instituto Mazzarello.

Homilia Ir. Cecília

Antes do final da celebração, quando Pe. Aramis e Ir. Cecília foram agraciados com uma lembrança em agradecimento por sua disponibilidade, Pe. Camilo estabeleceu um paralelo entre a Família Salesiana e a família do casal Vera e José Mendonça, que celebraram naquele dia, junto de seus, filhos, genros, noras e netos, os sessenta anos de vida conjugal.

Já no segundo dia do tríduo, dia 29 de janeiro, a presidência da celebração coube a Pe. Maurício T. de Miranda, diretor do Curso de Teologia do Instituto Pio XI que fez uma agradável surpresa à comunidade paroquial. Veio acompanhado de uma jovem salesiano que Pe. Camilo, logo na introdução da missa fez questão de apresentar como sendo Tiago Eliomar, que será ordenado diácono em 08 de fevereiro próximo e deverá vir trabalhar durante os finais de semana nesta paróquia.

Como o tema previsto para o segundo dia do tríduo era a “Amorevolezza”, palavra italiana sem tradução mas com um significado bem parecido com ternura, Pe. Maurício iniciou sua homilia discorrendo sobre essa forma de Dom Bosco tratar os jovens e como essa atitude implica em fazer-nos olhar para os outros e amar os outros a partir de nosso interior.

Homilia Pe. Mauricio

Ao final da missa, antes de Pe. Maurício receber uma lembrança da comunidade por sua visita e pregação, o salesiano Tiago Eliomar foi convidado a sortear entre os presentes uma lembrança da noite.

Já o terceiro dia do Tríduo encontrou a comunidade tocada pelo falecimento de um agente de pastoral muito querido, Odilo Denicol e motivou então a homilia de Pe. Camilo, que presidiu a celebração, no dia em que o tema era a Razão, completando o trinômio criado por Dom Bosco como base de seu Sistema Preventivo: Razão, Reilgião e “Amorevolezza”.

Homilia Pe. Camilo

Ao final da celebração, também Pe. Camilo recebeu uma lembrança oferecida pela comunidade, em agradecimento por sua motivação e apoio à toda preparação do Tríduo e Festa de São João Bosco.

É chegado então o grande dia da Festa de Dom Bosco. Uma igreja cheia de fiéis e com um grande número de jovens, como convém a uma festa salesiana, inicia a celebração presidida pelo Diretor Administrativo do Colégio Salesiano Santa Teresinha, Pe. José Adilson Morgado e concelebrada pelo pároco Pe. Camilo P. da Silva.

A homilia então de Pe. Camilo trouxe à lembrança de todos os fiéis as dificuldades enfrentadas por Dom Bosco para estabelecer seu Oratório e a forma com que ele encarava essas dificuldades, nunca deixando de sonhar e nos legando o poder de também sonhar com dias melhores para a juventude e todos nós, independente da idade.

Homilia Pe. Camilo na Festa de Dom Bosco

A celebração continuou em tom de festa e ao final da mesma, foi sorteada uma imagem de Dom Bosco, e a agraciada pela sorte foi Teresa Macedo, agente da Pastoral do Dìzimo. Ainda antes da bênção final, Pe. Morgado chamou ao altar toda a juventude presente, entre ela diversos membros do GAM (Grupo de Ação Misssionária) do Colégio Salesiano Santa Teresinha, Após a celebração toda a comunidade foi convidada a participar de uma confraternização no salão paroquial.