São mais de 70 os Ministros da Eucaristia em nossa paróquia

No dia 12 de dezembro de 2005, a CNBB comunicou que a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé, aprovou a eleição do Bem-aventurado Mateus Moreira como Patrono dos Ministros extraordinários da Comunhão no Brasil.

Mateus Moreira é um dos 30 mártires do Rio Grande do Norte, beatificados pelo Papa João Paulo II em 5 de março de 2000, incluído aí também o padre André de Soveral.

Mateus fazia parte do grupo de moradores do Rio Grande que foi sacrificado em Uruaçu, em 3 de outubro de 1645. A descrição de sua morte é considerada o ponto mais expressivo da trágica narrativa do martírio de Uruaçu. O belíssimo testemunho de fé na Eucaristia, confessada na hora da morte, foi lembrado pelo Papa João Paulo II na Homilia de Encerramento do XII Congresso Eucarístico Nacional , em Natal, RN, em 1991, e também na missa da sua beatificação.

Sendo dessa forma, nada mais justo que no último domingo dia 16 de outubro de 2016, o beato Mateus fosse escolhido como homenageado na missa de mandatação dos novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESAC) da Região Santana, presidida por seu vigário episcopal da Arquidiocese de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges.

A missa, realizada no ginásio de esportes do Colégio Salesiano Santa Teresinha, também homenageou Nossa Senhora Aparecida, cujo ano jubilar de aniversário dos 300 anos do aparecimento de sua imagem no Rio Paraíba, teve início no último dia 12 de outubro.

O ginásio em questão teve toda sua arquibancada tomada pelos ministros de toda a região Santana e a missa foi concelebrada por inúmeros párocos da mesma.

Em sua homilia, Dom Sérgio ressaltou o zelo com o Santíssimo Sacramento e a disponibilização que todo MESAC deve ter no desempenho de sua função. Em seguida, chamando à frente tos coordenadores setoriais do ministério, abençoou todos os ministros dando a eles o mandato até o ano de 2018.

Nossa paróquia fez-se presente com a imensa maioria dos novos ministros e aqueles que tiveram seu mandato renovado, o que eleva o número desse ministério na paróquia a mais de 70 membros.