Romaria Salesiana abre ano jubilar dos 200 anos de Dom Bosco

A tradicional Romaria Salesiana que todo ano se realiza perto do aniversário de nascimento de Dom Bosco, este ano não poderia cair numa data mais significativa, o próprio dia 16 de agosto, quando se celebrava 199 anos do fundador da Família Salesiana e que abriu as festividades do ano jubilar do bicentenário de Dom Bosco.

A Paróquia Santa Teresinha então, com uma centena de paroquianos dirigiu-se à Aparecida para participar e celebrar com toda a Família Salesiana da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo, essa data significativa que inclusive conta com a possibilidade de conceder indulgências plenárias, conforme decretado pelo Papa Francisco, a pedido do Reitor Mor Salesiano, Pe. Àngel Artime. (veja a notícia aqui)

Já em Aparecida, os paroquianos puderam encontrar outros cerca de 7.000 romeiros que acorreram à Capital da Fé, como é conhecida essa cidade . Lá, participaram da acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida que, vindo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Bom Retiro em São Paulo, foi entregue a Pe. Ademar P. de Souza, salesiano pároco da paróquia de mesmo nome, mas em Campinas, onde permanecerá até a próxima romaria.

Após a caminhada até o Santuário de Aparecida, iniciada pelas palavras da inspetora salesiana Ir. Helena Gesser e Pe. Edson D. Castilho, participaram da missa presidida por Dom Vitório Pavanelo, bispo emérito de Campo Grande – MS, concelebrada por Dom Fernando Legal, bispo emérito de São Miguel Paulista, pelo inspetor salesiano Pe. Edson D. Castilho e inúmeros outros sacerdotes salesianos.

A procissão de entrada relembrava o pórtico do Oratório de Valdoco, em Turim, onde se iniciou a missão de Dom Bosco e foi acompanhada por oratorianos vindos de diversos oratórios da Inspetoria Salesiana de São Paulo. A proclamação do Evangelho coube ao Diácono Tiago Eliomar, que este ano presta serviço durante os finais de semana na Paróquia Santa Teresinha.

Retornando a São Paulo, os romeiros paroquianos esqueciam-se do cansaço embalados pela alegria de poder participar de tão significativo momento na vida da Família Salesiana e já aguardam ansiosos as comemorações dos 200 anos de nascimento de Dom Bosco, em 2015.