Preparação ao Matrimônio

A Preparação para o Matrimônio na paróquia Santa Teresinha, popularmente conhecida como Curso de Noivos, acontece em cinco sábados, das 18:30h às 22:00h. O encerramento é feito na missa da comunidade do domingo seguinte ao último sábado do curso, às 11:00h, com a participação efetiva dos noivos, seguida de uma pequena cerimônia de entrega dos certificados.

A preparação dos noivos ocorre em cinco sábados objetivando dar tempo aos jovens casais para refletirem sobre os assuntos abordados e irem se abrindo para Deus, convidando-O para participar efetivamente de sua vida matrimonial. Um casamento não a dois, mas sim a três – ela, ele e Deus.

O curso conta com um casal coordenador, que responde por ele junto à Pastoral Familiar, e mais 14 casais com participação ativa na acolhida e no desenvolvimento da Preparação.

As reuniões com os noivos são preparadas pelos próprios membros dessa equipe, que transmitem a riqueza do ensinamento evangélico, discutem as dificuldades que podem ocorrer no casamento, dão testemunho da presença de Deus no cotidiano da vida conjugal e familiar e informam sobre aspectos práticos relacionados à cerimônia e à vida em comum.

São abordados os seguintes temas:

A metodologia usada é a do exemplo. As palestras são preparadas conforme o tema e doutrina da Igreja. Os casais dão testemunhos de vida, sempre tomando o cuidado de mostrar Deus presente nos momentos de alegria e de tristeza de suas vidas, mas que o bem sempre é maior, o amor existe e vale a pena.

A Preparação encerra-se na Missa da comunidade, que amorosamente recepciona as novas famílias em formação. Após esta Missa, uma pequena cerimônia, com entrega de certificados e uma última palavra de estímulo marca nossa despedida com uma promessa de breve reencontro nas missas e outras atividades da Paróquia.

Se você está noivo(a) e quer participar de uma real Preparação ao Matrimônio e não apenas de um simples curso de noivos, ou ainda apenas desejar maiores informações, envie-nos um e-mail.