Coroinhas

A maturidade cristã é como uma escultura que vai tomando forma gradativamente, como fruto de um trabalho paciente, constante, perseverante. O trabalho é desenvolvido com as crianças que foram catequizadas e já receberam a Primeira Eucaristia, abrangendo a faixa etária dos 10 aos 14 anos, e é geralmente conhecido como “Catequese de Perseverança”.

A Catequese da Perseverança inclui a formação do Ministério Juvenil dos Coroinhas. Ser coroinha, mais que um privilégio é um serviço, um ministério assumido pelo adolescente para ajudar na comunidade que participa.

Objetivos da Catequese de Perseverança:

Em nossa paróquia, procuramos fazer isto através de atividades que despertem o interesse desta faixa etária, com gincanas, discussões, expressão corporal, passeios, visitas, etc.

Durante o ano, procuramos avaliar temas que façam parte do dia-a-dia do grupo formado e alertar para outros temas: respeito por si mesmo e pelo outros, influências externas, drogas e outros que surgem na mídia. Estes temas atuais que trazemos para reflexão e debate são permeados pelos temas de formação, abaixo divididos em:

Cabe esclarecer que os temas não são abordados como blocos, mas são intercalados para coincidirem com as festas da igreja e também com o momento.

Aqueles que não farão o serviço do altar não são excluídos da formação. A opção é feita depois da formação.

Aos adolescentes que se interessem em participar o convite é aberto durante o ano todo, bastando para isso comparecer a uma das reuniões da pastoral, que acontecem todo 2° e 4° sábado do mês, sempre às 14h00. Se desejar maiores informações, comunique-se com a pastoral pelo e-mail.