Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é uma associação de âmbito universal da Igreja Católica. A sua espiritualidade se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna. O apostolado está sempre em sintonia com o papa. É também a união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela oração e pelo testemunho. É um serviço à igreja.

A principal devoção é o culto ao Sagrado Coração de Jesus. E também um convite a reverenciar este Amor, como fonte de Salvação e de misericórdia. Correspondendo ao Amor de Nosso Senhor, a Ele se consagram pessoalmente, a Ele oferecem reparação pelos pecados próprios e do mundo, exercitam e fomentam as práticas dessa devoção aprovadas pela igreja.

É dever dos membros do Apostolado da Oração, estarem unidos a oração e ao sacrifício a fim de que, em virtude do sacrifício da Cruz, contribuam para edificação do Corpo de Cristo. Requer íntima união com Cristo por meio do amor pessoal. Encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade.

Podem participar do Apostolado, pessoas de ambos os sexos, inscrevendo-se como associadas, inicialmentes, e que, depois de um determinado prazo de vivência, passam a Zeladoras. A dimensão espiritual, a animação religiosa e a formação das lideranças do Apostolado da Oração cabem ao diretor espiritual.

Assim como o mês de Maio é dedicado a Maria, o mês de Junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. A fita é um símbolo que significa a pertença ao Apostolado da Oração. O dever dos membros do Apostolado é oração, trabalho com caridade, humildade e a mansidão. A fita estreita quem recebe são os(as) “Aspirantes”, as pessoas que estão iniciando esta devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e a fita Larga é entregue aos que se tornam “Zeladores(as)”, pessoas que já fazem parte dessa devoção há algum tempo, e tem a função de zelar por essa devoção e difundi-la, através de suas palavras e atitudes, ser testemunho desse grande Amor de Jesus por nós, e também de zelar pelos outros associados.

Os membros do Apostolado da Oração tem o dever de estarem inseridos nas outras pastorais e movimentos da comunidade para que com sua oração sejam o alicerce.

O Apostolado tem a prática da promoção da missa das Primeiras Sextas-feiras do mês. Esta prática e devoção não são um dogma de fé, mas trata-se de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus, que a Igreja aceita e recomenda como sinal de nosso amor e já é uma importante tradição na Igreja Católica, ligada as doze promessas.

Para conhecer melhores detalhes sobre como participar desse movimento, envie um e-mail ao Apostolado da Oração.