Nos passos do Senhor

A quarta-feira santa, na Paróquia Santa Teresinha, foi reservada para a celebração da Via Sacra, em que se recorda 14 momentos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como todo ano, utilizou-se desta vez também o texto da Via Sacra da Campanha da Fraternidade para levar os fiéis a refletirem sobre todo o sofrimento do filho de Deus, estabelecendo um paralelo com nossa vida cotidiana atual, exortando-nos a mudar nossas atitudes num exercício de conversão constante, para melhor poder celebrar a Páscoa do Senhor no domingo que se aproxima.

Desta vez, a liderança da reflexão ficou a cargo do Dc. José Júnior, SDB, que acompanha todas as celebrações da Semana Santa em nossa paróquia.

Também este ano, no presbitério estavam a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo carregando a cruz, à frente do candelabro com quinze velas, sendo quatorze acesas e a vela principal apagada, candelabro esse utilizado na segunda-feira santa, durante o Ofício das Trevas.

A cada estação da Via Sacra refletida, uma vela do candelabro era apagada.

Ao término das quatorze estações, a cruz, que acompanhava cada reflexão, foi ao fundo da igreja, e seguiu de lá para o presbitério, ladeada pelos paroquianos que participaram da celebração.

Ao chegar ao presbitério, a vela principal do candelabro foi acesa, representando a ressurreição de Jesus Cristo, que agora não mais estava na cruz e sim iluminando a humanidade com sua glória.