Humildade: esta é a lição!

Após as três noites de preparação, com o Ofício das Trevas, as dores de Maria e a Via-Sacra, chegamos ao Tríduo Pascal, em que, na quinta-feira santa se celebra a instituição do sacerdócio e da Eucaristia, com a missa popularmente conhecida como Lava-Pés.

Nessa noite, numa celebração extremamente significativa, Pe. Sílvio César da Silva, SDB, pároco de Santa Teresinha, repetiu o gesto de Jesus Cristo, que lava os pés de seus discípulos, fazendo o mesmo com doze paroquianos escolhidos pela equipe de liturgia da paróquia.

Em sua homilia, Pe. Sìlvio salientou então a grande lição deixada por Jesus Cristo a todos os que o seguiram e o seguem até hoje: a humildade de servir. O gesto de lavar os pés dos outros tem este grande significado. O Mestre, o Senhor, se ajoelha e lava os pés de seus seguidores.

Lembrou ainda o Pe. Sìlvio, que esse gesto de humildade foi como que repetido a poucos dias, pelo Papa Francisco que, sem se preocupar com o cargo que ocupa e ou o protocolo, ajoelhou-se aos pés de governantes do Sião para lhes beijar os pés, num pedido pela paz naquele país, onde a população tanto sofre.

Ao final da celebração, Pe. Sílvio traslada o Santíssimo Sacramento para o salão paroquial, onde se inicia uma vigília pelo Senhor, enquanto o presbitério da igreja permanece vazio de tudo, com o sacrário aberto, para lembrar a todos que o filho de Deus, está morto, até no sábado, quando finalmente vencerá a morte e ressuscitará com toda sua glória, para nossa salvação.