quaresma

Com a quarta feira de cinzas iniciamos o tempo litúrgico da quaresma. A Igreja nos propõe para este tempo três atitudes: oração, jejum, esmola. A oração é contato com Deus, conversa com Ele, iluminação da nossa vida pela luz que somente Ele pode nos conceder. Na oração nos tornamos capazes de discernir como viver de acordo com Sua vontade. O jejum é um modo eficaz de educarmos a nossa vontade; não se trata de simples privação, mas de percebermos o que de fato necessitamos para a nossa vida. Por isso o jejum está ligado à esmola, palavra infelizmente tão gasta pelo uso. Fazer esmola quer dizer dispor do que temos em favor do próximo, justamente porque é próximo. Significa perceber que não vivemos sozinhos, que precisamos ter atenção com quem partilha conosco o caminho da vida. Com estas três atitudes vamos purificando a nossa vida, em vista da celebração do mistério pascal da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Que a graça de Deus nos ajude e ilumine ao longo destes quarenta dias para podermos realmente ressuscitar com Nosso Senhor.