Ave Maria cheia de graça

Com essa saudação, que depois tornou-se uma oração das mais importantes da Igreja, Santa Izabel saudou sua prima Maria, que mesmo grávida de Jesus, vinha auxiliá-la nos afazeres domésticos, já que Izabel também se encontrava grávida. E nessa saudação Izabel reconhece que Maria, sua auxiliadora, era cheia da graça do Espírito Santo, que havia gerado em seu ventre o Filho homem de Deus Pai.

Muito tempo depois, o Papa Pio V, em gratidão pela vitória de uma batalha em 07 de outubro de 1571, inclui nas ladainhas loretanas, a invocação à Nossa Senhora, sob o título de Auxiliadora dos Cristãos. Mas a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, celebrada em 24 de maio, só veio a ser instituída pelo Papa Pio VII em 1816, por seu retorno triunfal e solene em Roma, depois da rendição de Napoleão, que o havia extraditado para a França.

Neste ano de 2015, essa data, como que a lembrar que Nossa Senhora sempre foi cheia da graça do Espírito Santo, coincidiu com a solenidade de Pentecostes, quando a Igreja celebra principalmente a invocação de Jesus Cristo ao Espírito Santo sobre seus apóstolos e discípulos.

A Paróquia Santa Teresinha então, celebrou com grande júbilo ambas as festas, com uma procissão em que a bandeira do Divino Espírito Santo era levada pelos fiéis à frente do andor de Nossa Senhora Auxiliadora, procissão essa seguida da Santa Missa.

Durante a homilia, o pároco Pe. Camilo P. da Silva, lembrou então que os dons do Espírito Santo são distribuídos a todos e lembrou que a Família Salesiana dispõe de vários carismas para testemunhar essa graça. Chamou então ao presbitério os representantes de cada ramo da Família Salesiana e convidou um desses ramos, o dos Salesianos Cooperadores do Centro Local Santa Teresinha a professarem publicamente sua renovação de compromisso de vida apostólica que fazem quando de seu ingresso na Associação dos Salesianos Cooperadores.

Homilia

Após a comunhão, a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) realizou a tradicional coroação de Nossa Senhora Auxiliadora e ao final da missa todos foram convidados a uma confraternização no salão paroquial.