As três famílias de Dom Bosco

Todo ano, quando se celebra o nascimento de Dom Bosco, ocorrido em 16 de agosto de 1815, a Igreja do Brasil também está em meio às celebrações da Semana Nacional da Família, que se inicia sempre no segundo domingo do mês de agosto, que é também quando se comemora o Dia dos Pais.

Sendo dessa forma, neste ano de 2017, a Paróquia Santa Teresinha, através de ação promovida pelos Salesianos Cooperadores do Centro Local Santa Teresinha, preparou um tríduo com o tema “As 3 famílias de Dom Bosco”, apresentando a cada dia do tríduo, um texto referente aos sub-temas apresentados abaixo:

A FAMÍLIA DE SANGUE

No primeiro dia do tríduo, foi apresentado no momento de Ação de Graças da missa das 19h30, pela Salesiana Cooperadora Deusa Sobral, um texto apresentando uma breve biografia de João Bosco, junto de seus familiares.

A FAMÍLIA DO ORATÓRIO

No segundo dia então, o Salesiano Cooperador Alexandre Jantke, também no momento de Ação de Graças, apresentou à comunidade paroquial, um texto relatando um pouco da ação de Dom Bosco de criar uma experiência de família para seus órfãos, com a ajuda de sua mãe Margarida Ochienna.

A FAMÍLIA SALESIANA

Finalmente, no terceiro dia do tríduo, foi apresentado, pela Salesiana Cooperadora Eliana Minozzi, um texto relatando o desenvolvimento de uma ideia de Dom Bosco, que imaginava, conforme suas próprias palavras, “um vasto movimento de pessoas a serviço da juventude”, nascendo assim uma congregação conhecida hoje no mundo todo como exemplo de trabalho apostólico junto aos jovens.

E então, no próprio dia 16, dia de se comemorar 202 anos do nascimento de Dom Bosco, a comunidade paroquial, em festa, celebrou o nascimento desse santo, que, passando por diversas experiências de família, sempre soube colocar em primeiro lugar o seu amor de Pai e Mestre da Juventude, título que lhe foi dado pelo Papa quando das celebrações de seus 100 anos de nascimento.