O Diácono

Nascimento: 16 de setembro de 1984

Profissão Perpétua: 30 de janeiro de 2016

Ordenação Diaconal: 11 de fevereiro de 2017

O Dc. Marcelo pertence à Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga do Nordeste do Brasil com sede provincial em Recife/PE. Nasceu em Ipojuca/PE, filho de José Manoel da Silva e Maria Goreti da Silva (in memoriam). É o segundo filho do casal, sendo quatro no total. A primeira filha, Maria Marleide da Silva; a terceira filha, Maria Marli da Silva; o quarto filho, José Manoel da Silva Filho. Todos casados. Foi batizado na Paróquia São Miguel, Igreja Matriz de sua cidade natal.

Já desde criança, expressava seu desejo de seguir a vida sacerdotal e, mesmo não tendo a real noção do como seria a caminhada, via nos frades franciscanos da paróquia de sua cidade, a vontade de realizar “aquilo que os sacerdotes faziam nas missas”. Chegada à fase da adolescência, e passando pela formação catequética inicial de Primeira Comunhão, Perseverança e Crisma, começou a se engajar no grupo de coroinhas e de jovens de sua comunidade. Seu desejo de ser padre foi se intensificando à medida que a maturidade espiritual foi se formando.

Este desejo começou a se tornar realidade quando, num Show do Pe. João Carlos, inspetor salesiano, recebeu o convite de ser salesiano. Aceitou de imediato o convite e iniciou os encontros vocacionais para o processo de discernimento. Em 2006, ingressou para o Aspirantado no Colégio Salesiano São José de Natal/RN; Em 2007 foi admitido ao Pré-Noviciado na Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, Recife/PE; em 2008, fez a etapa do Noviciado na Colônia Salesiana em Jaboatão dos Guararapes/PE.

Fez sua Primeira Profissão Religiosa em 25 de janeiro de 2009; ainda no ano de 2009, deu continuidade aos estudos na casa de formação do Pós-Noviciado em Recife/PE, dando início ao curso de Licenciatura em Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF); de 2012 a 2013, fez a etapa do Tirocínio (Estágio Pastoral) sendo assistente dos pós-noviços na Colônia Salesiana e coordenador de Pastoral na Escola Salesiana da Colônia, em Jaboatão dos Guararapes/PE. Em fevereiro de 2014 iniciou os estudos Teológicos na Comunidade Santo Tomás de Aquino, onde atualmente cursa o 4º ano de Teologia no Centro Universitário Salesiano, Campus – Pio-XI – em São Paulo, e reside até os dias atuais.

Foi ordenado Diácono pelas mãos de Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba/SP na Paróquia São João Bosco, Alto da Lapa, no dia 11 de fevereiro de 2017, com o Lema: “Estou no meio de vós como aquele que serve (Lc 22, 27) com mais nove colegas de caminhada das diversas inspetorias do Brasil.

Conheça também os diáconos anteriores.