O Diácono

Nascimento: 31 de dezembro de 1980

Profissão Perpétua: 15 de outubro de 2017

Ordenação Diaconal: 03 de fevereiro de 2018

O Dc. Ronaldo pertence à nossa Inspetoria Salesiana de São Paulo – Nossa Senhora Auxiliadora. Nasceu em São Paulo capital, filho de João Luís Proença Pereira (in memoriam) e Leordina de Souza Pereira. É o terceiro filho do casal, sendo quatro no total. Os primeiros filhos são gêmeos Alberto Luiz de Souza Pereira e Rogério Luiz de Souza Pereira e Jessika é a quarta filha do casal. Foi batizado na Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras da Vila Guilherme.

Ele mesmo relata sua descoberta vocacional: “Em 1995, com 15 anos fui convidado pela minha tia Rosana a fazer o crisma na Paróquia Santa Teresinha. A partir deste momento minha vida na Igreja ficou mais “profunda”. Durante todo o curso eu ficava maravilhado com a alegria dos jovens e dizia para mim mesmo: “eu quero ser catequista!”. E assim foi, após ser crismado assumi a responsabilidade de levar o evangelho aos jovens, e no mesmo ano já comecei a participar da novena de Natal, e no ano seguinte comecei como catequista junto com o Pe. Reinaldo, Tio Jorge e a Tia Bete. Após o crisma comecei a ser catequista na paróquia Santa Teresinha. Neste período já brotava em mim uma vontade de ser padre, conheci um pouco sobre a vida de Dom Bosco e São Domingos Sávio.”

Fez sua Primeira Profissão Religiosa em 31 de janeiro de 2012 em São Carlos/SP.

De 2012 a 2013, esteve no Pós-Noviciado, em Lorena/SP onde concluiu o curso de Filosofia, e no ano seguinte (2014) exerceu a etapa formativa do Tirocínio na Escola Salesiana São José, em Campinas – SP.

No ano de 2015, transferiu-se para São Paulo, para iniciar o curso de Teologia no Instituto Pio XI, no Alto da Lapa, onde residiu na Comunidade Santo Tomás de Aquino. Emitiu sua Profissão Perpétua em 15 de outubro de 2017, no Santuário Sagrado Coração de Jesus pelas mãos do Reitor-Mor Salesiano, Pe. Angel Ártime.

Em 03 de fevereiro de 2018, junto com mais 11 salesianos, foi ordenado diácono pelas mãos de Dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo de Jaboticabal – SP, e inicia seu diaconato em nossa paróquia.

Conheça também os diáconos anteriores.