Pe. Giovane de Souza

Pe. Giovane de Souza, SDB

Nascimento: 19 de dezembro de 1974

Profissão Perpétua: 24 de janeiro de 2015

Ordenação Diaconal: 20 de fevereiro de 2016

Ordenação Presbiteral: 18 de dezembro de 2016

O Pe. Giovane pertence à Inspetoria Salesiana São Pio X do Sul do Brasil com sede provincial em Porto Alegre – RS. Nasceu em Araranguá/SC, filho de Manoel Antônio de Souza e Inês Elias de Souza (in memoriam, V 24.12.2011). É o segundo filho do casal, sendo seis no total. A primeira filha, Rosana Aparecida de Souza; a terceira filha, Maria Mônica de Souza; o terceiro, Tiago Luís de Souza; o quarto, Paulo de Souza e o mais novo, sexto filho, Antônio Israel de Souza. Todos casados. Foi batizado na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, Igreja Matriz de sua cidade natal, mas pertence territorialmente à Paróquia Sagrada Família, onde realizou sua formação catequética inicial.

Já desde criança, expressava seu desejo de seguir a vida sacerdotal e, mesmo não tendo a real noção do como seria a caminhada, via nos padres das duas paróquias de sua cidade, a vontade de realizar “aquilo que os sacerdotes faziam nas missas”. Chegada a fase da adolescência, e passando pela formação catequética inicial de Primeira Comunhão, Perseverança e Crisma, começou a se engajar no grupo de jovens de sua comunidade. Seu desejo de ser padre foi se intensificando à medida que a maturidade espiritual foi se formando. Este desejo começou a se tornar realidade quando, num encontro paroquial dos grupos de jovens durante uma Gincana Bíblica promovida pela Coordenação Paroquial de Catequese de sua paróquia (neste tempo já era catequista), recebeu o convite inusitado para fazer uma experiência no seminário dos Josefinos de Murialdo (Congregação de São José) em sua própria cidade. Aceitou de imediato o convite feito por uma professora que lecionava no colégio da referida congregação com sede em sua cidade natal. Iniciou seus estudos no seminário no ano seguinte tendo passado dois anos neste seminário, passando pela fase de formação chamada na época “Postulantado” (correspondia ao último ano do Ensino Médio) e o Noviciado na cidade de Caxias do Sul. Ao final desta etapa precisou se ausentar do seminário dando continuidade aos estudos mais tarde, realizando uma experiência na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus em Bauru-SP. Nesta Congregação fez o “Propedêutico” (Bauru-SP), o Noviciado (Curitiba-PR) e dois anos da Filosofia (também em Curitiba-PR). Ao final do segundo ano de Filosofia, tendo a necessidade de se ausentar novamente da caminhada religiosa para auxiliar sua família que estava passando necessidades e também por ser arrimo da mesma, optou por ficar morando em Curitiba-PR, trabalhando como professor  na rede estadual de ensino e em escolas particulares confessionais (sua formação de Magistério e graduação em Filosofia e História proporcionavam esta possibilidade).

Este tempo fora da caminhada religiosa durou cerca de nove anos. Tempo suficiente para continuar seu discernimento vocacional e, ao final deste longo período, já com quase 30 anos de idade, atuando profissionalmente na Educação como professor e assumindo cargos diretivos na mesma, mas com o forte desejo de retornar à vida religiosa (sentimento que sempre alimentou na sua vida laical vislumbrando o retorno à Vida Religiosa). Entretanto, quando um outro convite foi-lhe feito para que tivesse um diálogo com um padre salesiano, diretor da Obra Social de Curitiba-PR, aceitou o convite para ir conversar e na premência de ser orientado para fazer um acompanhamento vocacional novamente, foi recebido pelo Padre Arcângelo Deretti, salesiano de Dom Bosco, na casa salesiana da referida cidade. Iniciou sua caminhada novamente depois de anos fora dela, participando de encontros vocacionais e, por fim, antes da entrada definitiva, de um “Estágio Vocacional” de duas semanas na cidade de Ascurra-SC. Sendo aceito novamente, deu início à caminhada formativa na Congregação Salesiana.

Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Estadual Maria Garcia Pessi em Araranguá/SC e o Ensino Médio com Modalidade Normal para o Magistério no Colégio Estadual de Araranguá em sua cidade natal.

Ingressou para o Voluntariado Salesiano em 2005, até julho do referido ano e no segundo semestre foi admitido ao Pré-Noviciado no Colégio Salesiano Dom Bosco em Santa Rosa/RS; em 2006 fez a etapa formativa do Noviciado em São Carlos/SP (no mesmo ano, pediu afastamento por um semestre da caminhada, voltando a Curitiba-PR e atuando por seis meses como professor); em 2007 na cidade de Rio Grande/RS, atuou como Diretor Auxiliar no Liceu Leão XIII estando na etapa formativa do Pré-Noviciado e sendo acompanhado pela comunidade salesiana local; em 2008, retornou a São Carlos/SP para a conclusão da etapa do Noviciado; fez sua Primeira Profissão Religiosa em 31 janeiro de 2009; ainda no ano de 2009, deu continuidade aos estudos na casa de formação em Viamão/RS, dando inicio ao curso de Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), uma vez que já possuía os estudos da Filosofia, necessários para a caminhada religiosa (concluiu os estudos do Mestrado em 09.01.2012); em fevereiro de 2012, iniciou a etapa do Tirocínio (Estágio Pastoral) sendo assistente no Colégio Dom Bosco de Porto Alegre/RS (Casa do Pequeno Operário, onde permaneceu por dois anos); em fevereiro de 2013 iniciou os estudos Teológicos na Comunidade Santo Tomás de Aquino, onde atualmente cursa o 4º ano de Teologia no Centro Universitário Salesiano, Campus – Pio-XI –  em São Paulo, e reside até os dias atuais.

Foi ordenado Diácono pelas mãos de Dom Júlio Endi Akamine, vigário episcopal da Arquidiocese de São Paulo, Região Episcopal Lapa, na Paróquia São João Bosco, Alto da Lapa, no dia 20 de fevereiro de 2016, com o Lema: “No meio de vós como aquele que serve (Lc 22, 21) com mais seis colegas de caminhada das diversas inspetorias do Brasil.

Depois de servir seu diaconato na Paróquia Santa Teresinha em 2016, foi ordenado pelas mãos de Dom José Valmor César Teixeira, bispo de São José dos Campos – SP, em Araranguá – SC no dia 18 de dezembro de 2016.