Pe. Eudes Barretos Fernandes, SDB

Profissão Perpétua: 30 de janeiro de 2009

Ordenação Diaconal: 05 de dezembro de 2009

Ordenação Presbiteral: 18 de dezembro de 2010

Padre Eudes pertence à Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil – São Luiz Gonzaga, que tem sua sede em Recife – PE. Nasceu na cidade de Mossoró – RN  mas criou-se em Areia Branca, no mesmo estado. É o segundo filho e único homem dentre os quatro filhos de Marluce e Euclides.

Fez o Voluntariado Vocacional em 1999 na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Fortaleza – CE. EM 2000, ingressou no Pré-Noviciado salesiano em Recife, tendo passado em 2001 para o Noviciado salesiano na cidade de Jaboatão dos Guararapes – PE. Concluiu então o Noviciado com a emissão da Profissão Religiosa Temporária (Primeira Profissão) na Sociedade São Francisco de Sales (Congregação Salesiana), no dia 28 de janeiro de 2002, candidatando-se então ao Presbiterado.

De 2002 a 2004, esteve no Pós-Noviciado, em Recife onde concluiu o curso de Filosofia, e pelos próximos dois anos (2005 e 2006) exerceu a etapa formativa do Tirocínio no Colégio Salesiano São José, em Natal – RN.

No ano de 2007, transferiu-se para São Paulo, para iniciar o curso de Teologia no Instituto Pio XI, no Alto da Lapa, onde residiu na Comunidade Santo Tomás de Aquino. Emitiu sua Profissão Perpétua em 30 de janeiro de 2009, na Paróquia São João Bosco, no Recife – PE, retornando a São Paulo para continuação de seus estudos.

Em 05 de dezembro de 2009, foi ordenado Diácono da Igreja pela imposição das mãos de Dom Hilário Moser, SDB, bispo salesiano emérito de Tubarão – SC. Exerceu seu ministério diaconal durante os finais de semana na Paróquia Santa Teresinha.

Foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Antonio Fernando Saburido, Arcebispo de de Olinda e Recife (PE), no dia 18 de dezembro de 2010, no Santuário do Sagrado Coração, em Recife.