Pe. Arlan Braga Oliveira, sdb

Profissão Perpétua: 26 de janeiro de 2014

Ordenação Diaconal: 07 de fevereiro de 2015

Ordenação Presbiteral: 19 de dezembro de 2015

O Pe. Arlan pertence à Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga do Nordeste do Brasil com sede provincial em Recife – PE. Nasceu em Jaguaquara/Bahia, filho de Alírio Oliveira e Lúcia Margarida Braga Oliveira. É o quarto e ultimo filho do casal, sendo o primeiro Aldemir Braga Oliveira, o segundo Adelson Braga Oliveira (in memoriam) e Arlete Braga Oliveira. Foi batizado na Igreja dedicada a Maria Auxiliadora em sua cidade natal.

Desde os seus primeiros anos da infância já expressava o desejo de ser padre, inspirado pelo testemunho dos Frades Capuchinhos em sua comunidade paroquial. Entretanto, com o auxílio das freiras da Ordem de Santa Úrsula, pois estudara nos colégio da Irmãs Ursulinas, foi amadurecendo na fé e discernindo melhor a vocação. Contudo, foi cativado por Dom Bosco, santo da alegria e dos jovens, ao conhecer os padres Salesianos em Salvador.

Cursou o Ensino Fundamental no Colégio Luzia Silva em Jaguaquara/BA e o Ensino Médio com Modalidade Normal para o Magistério no Centro Educacional de Itaquara em Itaquara/BA.

Ingressou para o Aspirantado Salesiano em 2005 no Colégio Salesiano Sagrado Coração em Recife; em 2006 fez a etapa formativa do Pré-Noviciado na Escola Dom Bosco de Artes e Ofício e o primeiro ano de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia; 2007 na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE participou do Noviciado e professou em janeiro de 2008; ainda no ano de 2008 deu continuidade ao curso de Filosofia que concluiu no ano de 2009; no segundo semestre de 2009 iniciou a etapa do Tirocínio (Estágio Pastoral) sendo assistente dos Pré-Noviços até o primeiro semestre de 2011 em Recife e Jaboatão dos Guararapes; no segundo semestre de 2011 residiu na comunidade Salesiana Zeferino Namuncurá em Roma; em fevereiro de 2012 iniciou os estudos Teológicos na Comunidade Tomás de Aquino, onde atualmente cursa o 4º ano de Teologia no Centro Universitário Salesiano, Campus – Pio-XI –  em São Paulo, e reside até os dias atuais.

Foi ordenado Diácono pelas mãos de Dom Hilário Moser, bispo emérito da Diocese de Tubarão/SC, na paróquia São João Bosco, Alto da Lapa, no dia 07 de fevereiro de 2015, com o Lema: Ide sem medo para servir (frase do Papa Francisco no encerramento da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013).

Tendo trabalhado ano de 2015 na Paróquia Santa Tereisnha como diácono, foi ordenado sacerdote no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Recife – PE, no dia 19 de dezembro de 2015, pela imposição das mãos de Dom Valério Breda, bispo de Penedo – AL, adotando o lema sacerdotal “Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”.