Salesianos Cooperadores (SSCC)

Em 1876, Dom Bosco fundou um dos ramos da família Salesiana – a Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC) que é aprovada pela Santa Sé como Associação pública de fiéis, possuindo personalidade jurídica, eclesiástica e pública com sede em Roma. O Salesiano Cooperador é um leigo que busca viver o espírito salesiano nas situações cotidianas da vida e do trabalho. Forma com os familiares uma Igreja Doméstica, contribui para o crescimento humano e cristão dos seus membros e, como leigo, difunde os valores do carisma salesiano no próprio ambiente.

O centro e a síntese do Espírito Salesiano são a “caridade pastoral” que moveu Dom Bosco. O Salesiano Cooperador tem, onde quer que esteja, a preocupação de educar e evangelizar explicitada no pensamento: “honestos cidadãos e bons cristãos”. Desenvolve sua atividade com simplicidade, otimismo, criatividade, vivência comunitária, espiritualidade eucarística e mariana.

O Salesiano Cooperador está aberto a todas as formas de apostolado, mas cultiva como preferenciais: a catequese, a formação cristã, a animação de grupos, a assessoria aos movimentos juvenis e familiares, a colaboração em centros educativos e escolares, o serviço social entre os pobres, a comunicação social, o engajamento na pastoral vocacional, o trabalho missionário e dará uma especial atenção à participação nos conselhos tutelares, fóruns regionais e onde quer que se trate dos direitos da criança e do adolescente.

O CENTRO LOCAL SANTA TERESINHA

No dia 21 de maio de 2000, alguns paroquianos, depois de passarem por formação conduzida por Dom Milton Antonio dos Santos, arcebispo metropolitano de Cuiabá, na época diretor do Colégio Salesiano Santa Teresinha, firmaram seu compromisso apostólico como Salesianos Cooperadores e foi erigido o Centro Local Santa Teresinha que desde então tem se empenhado em viver o carisma de Dom Bosco em atividades diversas tais como ajuda no Oratório Santa Teresinha, engajamento em pastorais e serviços paroquiais.

Esse Centro Local se reúne no Colégio Salesiano Santa Teresinha, segundo um calendário programado anualmente e conta hoje com membros compromissados e aspirantes a Salesiano Cooperador. Desenvolve com estes um Programa de Formação, para que possam discernir sobre esta vocação leiga dentro da Família Salesiana.