Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)

As Filhas de Maria Auxiliadora — ou Irmãs Salesianas, como são conhecidas — iniciaram sua presença na paróquia Santa Teresinha, em 1935. Chamadas a colaborar com os Salesianos, três Irmãs da Comunidade do Colégio de Santa Inês, no Bom Retiro, vinham a Santa Teresinha para trabalhar na lavanderia, lavando e consertando a roupa dos padres e dos alunos. Eram elas Ir. Melania Serra, Ir. Maria Ambroggio e Ir. Maria Agrizzi.

Em 1939 foi formada a primeira comunidade, que recebeu o nome da nossa fundadora: Casa Madre Mazzarello. Tinha como objetivo cuidar da lavanderia, remendar as roupas e iniciar as atividades do Oratório para as meninas, assim como a sua preparação para a Primeira Comunhão. A Diretora era Ir. Emma Zanone e ali estavam também Ir. Lúcia Goffrini e Ir. Maria Agrizzi.

Essas atividades das Irmãs foram levadas em frente durante muitos anos, criando ao redor dessa casa, muita vida, em atividades variadas.

Aos poucos, surgiu a necessidade da participação das Irmãs na educação das meninas, como os Salesianos educavam os meninos.

Assim, em 1955 foi iniciado o Instituto Madre Mazzarello , com a primeira turma do “Jardim da Infância” com duas classes: uma para as meninas e outra para os meninos (que no ano seguinte, passavam para o colégio dos padres, para fazerem o primário).

Aos poucos, o Mazzarello foi crescendo e chegou a ser o que vemos agora: uma escola cheia de vida, de alunos e alunas, de ex-alunos e ex-alunas, funcionários, educadores e pais de toda a grande Comunidade Educativa seguindo os mesmos passos propostos por D. Bosco e Madre Mazzarello — a educação através da razão, da religião e do carinho, que formam o “bom cristão e o honesto cidadão”.

Agora cinqüentenário, o Mazzarello continua a promover a educação de crianças e jovens, com a mesma garra que sempre o caracterizou, procurando responder aos desafios do hoje, ligado às raízes sadias do início, com os olhos voltados para o futuro a ser construído pelas crianças e jovens de hoje.

Em toda esta caminhada, a presença marcante de Nossa Senhora Auxiliadora, a Mãe e Mestra de D. Bosco, de Madre Mazzarello e nossa, cuidando de seus filhos e filhas, como sempre. Que Ela continue a nos abençoar!