A Família Salesiana

“A unidade original da Família Salesiana tem sua raiz última na comunhão do espírito e da missão a serviço da juventude e do povo. Forma assim uma verdadeira comunidade, na qual todos os membros estão integrados segundo seus próprios dons, suas funções específicas e as diversas formas de vida possíveis na Igreja.

A valorização e o relançamento da Família Salesiana podem tornar-se entre nós uma estrutura fundamental da renovação conciliar.

Releiamos, pois, de maneira nova a história da experiência espiritual de Dom Bosco, ligando-a à intuição primigênia e ao coração da Obra dos Oratórios: a Família Salesiana é uma comunidade carismática; a Família Salesiana é uma comunidade eclesial.

A Família Salesiana é uma comunidade carismática. Apresenta-se pois, e é vivida como dom do Espírito à sua Igreja e como prolongamento organizado do carisma de Dom Bosco hoje.

Grupos diversos, instituídos e reconhecidos, partilham um verdadeiro parentesco espiritual e consangüinidade apostólica.

Grupos de presbíteros e de leigos, de solteiros e de casados, de consagrados e de religiosos, dão um testemunho das bem-aventuranças em várias formas de vida, formam um conjunto orgânico e vital pela força unificadora do espírito e da missão de Dom Bosco. Sentem-se herdeiros e portadores do seu dom.

A Família Salesiana é uma realidade eclesial: exprime a comunhão entre os diversos ministérios a serviço do povo de Deus; e integra as vocações particulares para que se manifeste a riqueza do carisma do Fundador. Ela se insere na pastoral das igrejas locais, dando sua contribuição original. Procura o entendimento e a colaboração de outros grupos e instituições eclesiásticas e civis para uma educação integral, pessoal e social dos jovens e do povo. Acompanha-os, com a educação da fé e o trabalho apostólico, até a escolha da própria vocação no mundo e na Igreja.”

Assim é descrita a Família Salesiana, no artigo 10 de um de seus documentos mais importantes: a Carta de Comunhão na Família Salesiana de Dom Bosco, apresentada por Pe. Egidio Viganó, sétimo sucessor de Dom Bosco, em 31 de janeiro de 1995.

Os diversos grupos aos quais se refere, são hoje mais de 20, presentes no mundo todo. No âmbito territorial de nossa paróquia, contamos com os Salesianos de Dom Bosco , as Filhas de Maria Auxiliadora , os Salesianos Cooperadores , os Ex-Alunos/as de Dom Bosco e as Ex-Alunas/os das Filhas de Maria Auxiliadora.